O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, foi oficializado pela ONU (Organização das Nações Unidas) na década de 1970.
A data é símbolo da luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, a data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta também contra o machismo e a violência.
Enquanto data comemorativa é o resultado da luta das mulheres por meio de manifestações e greves. Essa mobilização política, ao longo do século XX, deu importância para o 8 de março como um momento de reflexão e de luta.
A data está relacionada a uma sucessão de acontecimentos, como incêndios em fábricas que resultaram na morte de várias mulheres.
Uma primeira história é de que em 8 de março de 1857, 129 operárias morreram carbonizadas em um incêndio ocorrido numa fábrica em Nova York.
Outro relato é de incêndio numa fábrica em Nova York, em março de 1911. Esse incêndio vitimou 146 pessoas, sendo 125 mulheres. Essa história é considerada um dos marcos para o estabelecimento do Dia das Mulheres.