A Comissão Interna de Prevenção de Acidente – CIPA, do SAMAE realizou nos dias 28 e 29 de julho, no Centro Guaçuano de Educação Profissional “Governador Mário Covas” – CEGEP Mogi Guaçu, o 1º Seminário de Prevenção de Riscos e Segurança no Trabalho. Contou com a presença do Superintendente do Samae, Mario Antonio Zaia, a comissão de eventos do SAMAE, representada por Andréa Alexandra de Carvalho, o Secretário Autárquico Administrativo e Financeiro do SAMAE, Rubens Lelis Pierina, Carlos Eduardo de Oliveira- Engenheiro de Segurança do Trabalho, Marcos Paulo Cardoso – Técnico Segurança do Trabalho, o psicólogo Manuel dos Reis, equipe do SAS – Serviço de Apoio ao Servidor, representada pela Assistente Social, Elaine Luzia da Silva e demais Cipeiros
O objetivo é reforçar a conscientização dos funcionários, principalmente dos que estão à frente de riscos no setor operacional. Se por um lado a pressão no trabalho pode levar a maior eficiência individual e gerar mais lucros para as empresas, por outro lado pode impor angústia e sofrimento ao trabalhador, resultando em quadros de depressão e até suicídio.
O Sargento Fernando Costa palestrou sobre a sutileza dos sinais de Suicídio, da importância de se manter vínculos de empatia para detecção, e confiança para manter conversas de encorajamento. Sempre procurar apoio psicológico. Ressaltou que o apoio familiar também é fator preponderante para cura ou evolução de doenças até o caso do suicídio. Despertou-nos para sermos mais atentos com os colegas de trabalho, criarmos um ambiente de colaboração mútua e segurança psicológica. “Temos que lembrar que em casa existe uma pessoa nos esperando diariamente”, frisou o Sargento.
Complementando a Palestra do Sargento Fernando Costa, o Cabo PM Leandro Augusto dos Santos, que atua no 1° Pelotão de Bombeiros de Mogi Guaçu, informou os telefones de contato das Autoridades de Segurança e Saúde. Explicou a forma que o Corpo de Bombeiros trabalha desde que recebe o chamado via telefone até a efetivação do atendimento.
A importância de a CIPA ter trazido esta palestra, é por meio de apoio e incentivo da Gestão Máxima do SAMAE no interesse de Qualidade de Vida e psicológica de seus colaboradores.
A Guarda Civil Municipal, nos 40 anos de serviço prestado à população guaçuana, tem trazido novas interpretações e ampliado às competências para atuação e vem mostrando seu valor, seu trabalho, sua competência em atuar-nos diversos segmentos do município sem deixar de zelar pelas suas reais funções constitucionais.
O Comandante Geral da Guarda Elzio Romualdo reforçou o compromisso de sua gestão e trabalho na defesa dos direitos pessoais e institucionais. Apresentou os potenciais riscos à integridade do servidor e suporte e disponibilidade de ajuda para garantir a integridade física e moral do trabalhador na execução das suas funções.
“A Guarda é amiga do cidadão e por isso visa também à forma humanitária na prestação de seus serviços”, ressaltou Romualdo.
O Guarda Civil de Artur Nogueira, Luciano Aparecido dos Santos palestrou sobre Direção Defensiva. Apresentou os principais riscos de acidentes no trânsito como climáticos, distração e má conservação de veículo frisando as responsabilidades como condutor e proprietário de veículo.
A palestra é um reforço no Programa de Treinamento Interno para condutores da Autarquia.