Pluviométrica por vazão: 46,70m³/s

Vazão do Rio: 22,30m³/s

Vazão do Rio: 22,30m³/s

CIPA SAMAE realiza 1º Seminário de Prevenção de Riscos e Segurança no Trabalho

A Comissão Interna de Prevenção de Acidente – CIPA, do SAMAE realizou nos dias 28 e 29 de julho, no Centro Guaçuano de Educação Profissional “Governador Mário Covas” – CEGEP Mogi Guaçu, o 1º Seminário de Prevenção de Riscos e Segurança no Trabalho. Contou com a presença do Superintendente do Samae, Mario Antonio Zaia, a comissão de eventos do SAMAE, representada  por Andréa Alexandra de Carvalho, o Secretário Autárquico Administrativo e Financeiro do SAMAE,  Rubens Lelis Pierina, Carlos Eduardo de Oliveira- Engenheiro de Segurança do Trabalho, Marcos Paulo Cardoso – Técnico Segurança do Trabalho, o psicólogo Manuel dos Reis, equipe do SAS – Serviço de Apoio ao Servidor, representada pela Assistente Social, Elaine Luzia da Silva e demais Cipeiros

O objetivo é reforçar a conscientização dos funcionários, principalmente dos que estão à frente de riscos no setor operacional. Se por um lado a pressão no trabalho pode levar a maior eficiência individual e gerar mais lucros para as empresas, por outro lado pode impor angústia e sofrimento ao trabalhador, resultando em quadros de depressão e até suicídio.

O Sargento Fernando Costa palestrou sobre a sutileza dos sinais de Suicídio, da importância de se manter vínculos de empatia para detecção, e confiança para manter conversas de encorajamento. Sempre procurar apoio psicológico. Ressaltou que o apoio familiar também é fator preponderante para cura ou evolução de doenças até o caso do suicídio. Despertou-nos para sermos mais atentos com os colegas de trabalho, criarmos um ambiente de colaboração mútua e segurança psicológica. “Temos que lembrar que em casa existe uma pessoa nos esperando diariamente”, frisou o Sargento.

 

Complementando a Palestra do Sargento Fernando Costa, o Cabo PM Leandro Augusto dos Santos, que atua no 1° Pelotão de Bombeiros de Mogi Guaçu, informou os telefones de contato das Autoridades de Segurança e Saúde. Explicou a forma que o Corpo de Bombeiros trabalha desde que recebe o chamado via telefone até a efetivação do atendimento.

A importância de a CIPA ter trazido esta palestra, é por meio de apoio e incentivo da Gestão Máxima do SAMAE no interesse de Qualidade de Vida e psicológica de seus colaboradores.

A Guarda Civil Municipal, nos 40 anos de serviço prestado à população guaçuana, tem trazido novas interpretações e ampliado às competências para atuação e vem mostrando seu valor, seu trabalho, sua competência em atuar-nos diversos segmentos do município sem deixar de zelar pelas suas reais funções constitucionais.

O Comandante Geral da Guarda Elzio Romualdo reforçou o compromisso de sua gestão e trabalho na defesa dos direitos pessoais e institucionais. Apresentou os potenciais riscos à integridade do servidor e suporte e disponibilidade de ajuda para garantir a integridade física e moral do trabalhador na execução das suas funções.

“A Guarda é amiga do cidadão e por isso visa também à forma humanitária na prestação de seus serviços”, ressaltou Romualdo.

O Guarda Civil de Artur Nogueira, Luciano Aparecido dos Santos palestrou sobre Direção Defensiva. Apresentou os principais riscos de acidentes no trânsito como climáticos, distração e má conservação de veículo frisando as responsabilidades como condutor e proprietário de veículo.

A palestra é um reforço no Programa de Treinamento Interno para condutores da Autarquia.

Compartilhe esta postagem!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Últimas Postagens...

Obra do traçado do emissário de esgoto

VISITA À ETA

Tarifa Social

Atendimento SAMAE

Rua Paula Bueno, 240 Centro – Mogi Guaçu/SP 
Horário de atendimento: Segunda à Sexta – 07h30 às 16h

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Mogi Guaçu
Site Desenvolvido por Agência Exoos Visitar