O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) reativou a Escolinha da Água nesta terça-feira, 21, véspera do Dia Mundial da Água, que se comemora anualmente em 22 de março. A retomada do projeto socioeducacional, mantido pela autarquia em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e a Secretaria Municipal de Educação, ocorre três anos depois que as atividades foram suspensas devido à pandemia de Covid-19.
As atividades consistem de visitas agendadas de estudantes à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Jardim Bela Vista, palestras e dinâmicas de grupo na Escolinha da Água, que foi fundada em 11 de setembro de 2015 e ocupa o prédio da antiga pré-escola da Vila São João, ao lado da ETA. A Escolinha da Água contempla atividades de educação sanitária e socioambiental e atende compromisso previsto em convênios entre a autarquia e a Caixa Econômica Federal.
Na retomada do projeto, a primeira visita aconteceu nesta terça-feira por estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Adirce Cenedeze Caveanha”, situada no Jardim Ypê V, mais especificamente alunos do 6º ano, orientados pela coordenadora da Escolinha da Água e assistente social do SAMAE, Sandra Aparecida Salles Carrozzo, Josiane da Costa Oliveira, do SENAC, a professora de Ciências Sara Monise de Oliveira e o coordenador de Projetos da Secretaria de Educação, Vanderlei Roberto Gabrício.
AGENDAMENTO
A próxima visita está agendada para esta quinta-feira, 23. As escolas podem solicitar o agendamento com Taimara Sínico Moraes, engenheira química da ETA, pelo telefone (19) 3861-1703, ou com a assistente social Sandra Aparecida Salles Carrozzo, pelo telefone 3831-9872.