Pluviométrica por vazão: 46,70m³/s

Vazão do Rio: 35,00m³/s

Vazão do Rio: 35,00m³/s

Cuidados com o Hidrômetro

hidrômetro

HIDRÔMETROS – TECNOLOGIA SEGURA A SEU FAVOR

O que é um Hidrômetro?

O hidrômetro é um aparelho utilizado para medir e registrar o volume de água. Ele é usualmente chamado de medidor de água.

O Hidrômetro pode marcar a mais?

NÃO! À medida que o tempo passa, as engrenagens do hidrômetro antigo sofrem desgastes, o que faz com que sua sensibilidade (capacidade de registrar vazões muito baixas) seja diminuída. Por isso, logo após a troca do hidrômetro, é possível que ocorra uma elevação no consumo. Como todo equipamento moderno, os hidrômetros tem evoluções tecnológicas, tornando-se mais sensíveis, isto é, registram vazões cada vez menores e, com isso, consumos ou vazamentos pequenos a ser medidos.

O ponteiro do Hidrômetro pode girar para frente e para trás?

SIM! O Hidrômetro quando apresenta esse tipo de movimento está acusando uma oscilação da pressão da água na rede. Em condições normais é insignificante a diferença acumulada entre a medição da água que retornou e a água que já havia passado.

O ponteiro do Hidrômetro pode girar sozinho?

NÃO! Porque o ponteiro do hidrômetro só gira quando a água estiver passando por ele. Quando o ponteiro girar sem a utilização de água no imóvel, pode ser sinal de:

  • Vazamento Interno (não visível);
  • Estar sendo completado o nível do reservatório (caixa d’água);
  • Defeito no registro, que mesmo fechado, não fecha mais a passagem da água.

Quem pode fazer a manutenção no Hidrômetro?

Somente funcionários credenciados pelo SAMAE podem fazer a manutenção do Hidrômetro, mas a preservação e a conservação do aparelho são de responsabilidades do consumidor.

A substituição do Hidrômetro é Cobrada?

NÃO! Desde que não haja marca de irregularidades no Hidrômetro antigo (marcas de fraude). Os custos da substituição do Hidrômetro são cobertos pela taxa de manutenção cobrada mensalmente na conta de água.

Devo instalar a caixa padrão do SAMAE?

SIM! O consumidor deve instalar o Hidrômetro em local acessível para facilitar a leitura mensal. A instalação da caixa padrão é a melhor forma de proteção do Hidrômetro e permite a leitura sem a necessidade de entrada no imóvel. Caso o Hidrômetro esteja em lugar inapropriado, impedindo o acesso de leiturista, procure orientação do SAMAE para instalação da caixa padrão.

Você é responsável por ele!!

Cuide bem do Hidrômetro. Bem conservado e com lacre intacto, registra com segurança a quantidade de água consumida. O Hidrômetro é um bem público, mas a conservação e guarda do aparelho são de sua inteira responsabilidade. Caso ocorra qualquer problema, comunique imediatamente ao SAMAE.

Não altere as condições do Hidrômetro

Não altere as condições de instalação e de funcionamento do Hidrômetro nem sem ser registrada por ele. As equipes de fiscalização percorrem os imóveis diariamente. Caso seja encontrada alguma irregularidade, o consumidor será multado e poderá responder processo judicial por furto de água.

Vazamentos Internos

O hábito de controlar o consumo de água evita o excesso de consumo e ajuda na identificação de vazamentos internos, que podem gerar umidade nas paredes e comprometer as fundações da construção.

Fique de Olho!!

Números muito diferentes da tabela a seguir podem ser sinal de vazamento ou de irregularidades do Hidrômetro.

Número
de pessoas

Consumo Mensal (m³)
Mínimo Máximo
1 4,2 6
2 8,4 12
3 12,6 18
4 16,8 24
5 21 30
6 25,2 36
7 29,4 42
8 33,6 48
9 37,8 54
10 42 60

Obs: A tabela apresenta faixa de consumo residencial por pessoa. Esta estimativa de consumo não leva em consideração a metragem quadrada da construção, a utilização de águas em piscinas, jardins e limpeza de quintal.

Para denunciar ou comunicar irregularidades ligue para 0800-102028.

A ligação é gratuita e pode ser feita de telefone público. Não há necessidade de identificação.

Compartilhe esta dica!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Mais Dicas e Curiosidades​

hidrômetro

Cuidados com o Hidrômetro

Como limpar e desinfetar sua caixa d'água

Limpeza da sua caixa d’água

agua é essencial para a vida

Água fonte de vida na Terra

Água. Vamos ajudar a economizar!

Rua Paula Bueno, 240 Centro – Mogi Guaçu/SP 
Horário de atendimento: Segunda à Sexta – 07h30 às 16h

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Mogi Guaçu
Desenvolvido por Agência Propósito